Gestão da Aprendizagem nas Empresas

1. SOCIALIZAÇÃO DE NOVOS COLABORADORES

Entendemos que o processo de aprendizagem de um profissional na empresa, começa desde o seu primeiro dia de trabalho, durante o que chamamos de processo se socialização.

Conhecer sobre a história da empresa, percorrer sua estrutura, conhecer as áreas e ambientes de trabalho, ser apresentado aos demais colaboradores; tudo isso é de fundamental importância para que chega à Organização.

Esta é uma etapa complementar à Atração e Seleção de Talentos e para nós é uma alegria poder contribuir com o acolhimento humanizado ao novo colaborador.

2. DESCRIÇÃO DE CARGOS

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Acreditamos que o processo de aprendizagem é enriquecido quando o novo colaborador tem acesso às informações inerentes ao cargo que ocupará. Por este motivo, oferecemos aos nossos clientes o serviço de Descrição de Cargos, realizado na empresa cliente através de Oficinas de Descrições e Validações de Cargos, com  a participação efetiva de colaboradores experientes das diversas áreas da empresa.

O Manual de Descrição de cargos é uma ferramenta gerencial que será de grande utilidade para os processos de Gestão de Pessoas da empresa, a exemplo de: Recrutamento e Seleção, Avaliação de Desempenho, Treinamento e Desenvolvimento e Planejamento de Cargos e Salários.

Informações constantes no manual que auxiliam à área de Recursos Humanos da empresa:

– Pré-requisitos para o ocupante do cargo;

– Experiência em atividades afins;

– Habilidades técnicas (formação, informática e conhecimentos necessários);

– Habilidades comportamentais;

– Testes para admissão (Instrumentos de avaliação e Avaliação Psicológica);

– Integração;

– Detalhamento de funções diárias, semanais, quinzenais, mensais, semestrais, anuais e esporádicas;

– Materiais e equipamentos utilizados no desempenho das atividades;

– Programa de capacitação: Treinamentos internos e externos;

– Avaliação de desempenho;

– Colaboradores participantes das Descrições de Cargos.

3. ANÁLISE DE PROCESSOS E PADRONIZAÇÃO DE PROCEDIMENTOS

Consideramos o Manual de Procedimentos Operacionais Padronizados uma ferramenta gerencial de grande utilidade para o processo de Gestão de Aprendizagem da empresa, a ser utilizada de forma efetiva em Treinamentos Admissionais e reciclagens profissionais periódicas.

O trabalho é realizado através da criação de Círculos da Qualidade, compostos por representantes das diversas áreas da empresa que participam de Oficinas de Sensibilização e plantões semanais da Consultoria para atendimento e orientação aos membros dos CQ’s, assim como para a recepção de PO’s.

Através da elaboração dos PO’s são identificados indicadores de cada área a serem considerados nos processos de Avaliação de Desempenho, assim como os Treinamentos necessários para a atuação dos colaboradores nas áreas de trabalho.

4. DIAGNÓSTICO DAS NECESSIDADES DE TREINAMENTO

Cargos descritos e procedimentos alinhados, é hora de identificar quais colaboradores precisam de treinamento, o que fazemos através do nosso trabalho de Diagnóstico das Necessidades de Treinamento que resulta em uma Plano Anual de Treinamento que envolve todas as áreas da empresa.

5. QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL

Elaboramos treinamentos personalizados, atendendo às diversas demandas das nossas empresas clientes.

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